A Dádiva Maior do Altíssimo Jesus

A Dádiva Maior do Altíssimo Jesus

Igreja Matríz de Araújos - Minas Gerais

Igreja Matríz de Araújos - Minas Gerais

E O Verbo Se Fêz Carne e Habitou Entre Nós

E O Verbo Se Fêz Carne e Habitou Entre Nós

Município de Araújos - Minas Gerais

Município de Araújos - Minas Gerais
Matéria enviada por nosso amigo Divino Bilinha "O Professor Pardal" Pesquisador e Historiador Natural de Araújos,- Minas Gerais

Mensageiros do Amor Maior em Cristo Jesus

Mensageiros do Amor Maior em Cristo Jesus
Somos Mensageiros do Amor Ao Seu Inteiro Dispor

Araújos

Araújos em Foco 61 Anos


Araújos é um município do estado de Minas Gerais. Sua população é de 8.517 habitantes (estimativa ). A cidade de Araújos tem a economia baseada nas indústrias têxtil, calçadista, Laticínios e na Agropecuária.







História 
No começo do século XIX, uma família se estabeleceu nas matas da região. Eram os Alves de Araújo e a região ficou conhecida por “Mata dos Araújo”, por volta de 1750 a 1800, uma pequena aglomeração foi se formando às margens do Rio Lambari, que era rico em peixes, capivaras, jacarés, pacas e pequenos animais. Época em que o estado era constantemente atravessado pelos garimpeiros e bandeirantes, famílias tradicionais se fixaram na localidade: dos Araújo, Belarmino, Belchior Joaquim, Cardoso, leutério, Firmino, Lucas, Pereira, Vieira, entre outras. A fertilidade das terras, próprias para a agricultura e o desenvolvimento da cultura de arroz, feijão, mandioca e amendoim, foram fatores determinantes na ocupação do território. Por volta de 1880, no atual município de Araújos, foi construída uma capela e um cemitério pela família Araújo. Em 1915, foi realizada a divisão das terras locais, passando o terreno da capela, pertencente à Dona Francisca Pereira de Araújo, ao patrimônio da igreja, mediante indenização. A atual igreja da matriz, construída em 1930 é denominada Igreja de São Sebastião, nome este, escolhido de comum acordo entre os habitantes do lugarejo, ficando o Santo como padroeiro da localidade. Em 17 de dezembro de 1938, Araújos foi elevado a distrito, integrado ao município de Bom Despacho. E em 12 de dezembro de 1953, pela Lei 1039/53, o povoado emancipou-se, desmembrando-se de Bom Despacho e passou a se chamar Araújos, em homenagem à família Alves de Araújo. O aniversário da cidade comemora-se em 1º de janeiro. O município se encontra à aproximadamente 170 km da capital mineira. Com uma área territorial de 246 km². Araújos possui três povoados: Bela Vista, a 20 km da sede; Capivari dos Eleutérios, a 15 km; e Pintores, a 11 km.

61  Anos de Araújos
 https://sites.google.com/site/municipiosmineiros/61-anos-de-araujos

Apoio Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário